Melhorar a comunicação do Líder

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 Como melhorar a comunicação dos Líderes? Achas possível?



Um bom líder é antes de tudo um bom comunicador. É a habilidade de comunicar do líder que aumenta ou diminui o engajamento da sua equipa. A maioria das organizações não tem um departamento de Comunicação Interna, e na maioria dos casos os comunicados não são feitos pelos departamentos de recursos humanos, mas sim diretamente pelas chefias, líderes de equipa. Daí que um dos principais problemas das organizações hoje em dia esteja precisamente nas chefias, ou líderes, principalmente nos que têm uma enorme falta de habilidade de comunicação. Partindo do pressuposto que o objetivo de uma equipa é comum, qual será então a melhor forma de evitar erros de comunicação?

Se és líder ou chefe de equipa, este post é para ti! Aqui ficam alguns conselhos para melhorares a tuaperformance e tirares o melhor partido da tua equipa.

Conhecer a equipa, motivá-la, ser honesto e transparente, saber ouvir, ser claro e acima de tudo saber dar o exemplo, pode ser a diferença entre uma liderança de sucesso e uma liderança medíocre.
Conhecer a equipa, passa por conhecer cada pessoa que a compõe, nas suas características mais diversas. Todos nós temos ambições diferentes, temos personalidades, culturas, formas de estar, e de viver diferentes. Todos podemos dar contributos diferentes para o sucesso da equipa quando esta é multidisciplinar e aceite como tal. Daí que se és líder, é fundamental saberes quais os sonhos e expectativas, qual a visão emotivação dos diferentes membros da tua equipa de forma a engajares todos com a estratégia definida para a empresa. Mas tens igualmente o dever de ser genuíno nas tuas intenções, mostrando-te verdadeiramente interessado e que te importas com os teus colaboradores. Esta é a melhor forma de conquistares a confiança e o respeito da tua equipa.

Motivar! Saber motivar não é tarefa fácil. Não vivemos mais no século passado, em que as pessoas eram “motivadas” através do medo, imposto pela ameaça de perderem o trabalho, ou pelo medo disfarçado de respeito pelos superiores hierárquicos. Hoje em dia não há motivação sem fatores como a realização pessoal e reconhecimento. Por isso é fundamental que aprendas a motivar a tua equipa pelos motivos certos. Saber partilhar a visão estratégica da empresa, qual o caminho para alcançar este sucesso, e como cada um poderá beneficiar caso o objetivo seja alcançado é o caminho mais direto para a motivação e engajamento da equipa.

Já a honestidade e a transparência é algo que se quer em qualquer relação, mais ainda numa relação entre chefia e equipa. A honestidade está na base da confiança de qualquer relação e quando não há confiança, não há comunicação assertiva. Por isso a comunicação de um líder deve sempre ser verdadeira, caso contrário toda a relação com a equipa será posta em causa. 
Uma boa comunicação, ou uma comunicação efetiva, é aquela que flui em todos os sentidos, é uma comunicação 360º. Logicamente que o líder, pela posição que ocupa, deverá ter sempre mais autoridade, mas isso não implica que a sua forma de pensar é a mais correta ou será sempre a mais adequada. Daí que é fundamental ouvir e saber ouvir a equipa. Os melhores comunicadores são também os melhores ouvintes. Se temos dois ouvidos e uma boca, por algum motivo será?! Não achas? Diálogos abertos expõem-nos a outras formas de pensar e estar, mas também nos desafiam a ouvir e desenvolver enquanto seres humanos. O que consideras mais importante: a tua ideia ser a escolhida ou a tua ideia ser ouvida, analisada e discutida?

Outro fator fundamental da organização, que é válida não só para as organizações, mas também para o teu dia-a-dia em geral, é a importância de uma comunicação clara, coerente, contínua, curta e completa, pedindo sempre o feed-back. Só através do feed-back é que sabes se a tua comunicação está a ser efetiva.
A minha última sugestão de hoje assenta no princípio do “olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço”. Sabes uma coisa? Não funciona! Eu por acaso tinha muito o hábito de o aplicar este princípio em casa com as minhas filhas, até chegar à conclusão que para elas fazerem como eu queria, tinha de lhes dar o exemplo. E nas empresas passa-se exatamente o mesmo! O exemplo é a melhor forma de influenciar o comportamento das pessoas.

Lembra-te: uma má comunicação desgasta as relações, o que leva a uma perca de tempo, com mal entendidos, perda de motivação, stresses e consequente falta de rentabilidade. Aprende a comunicar de forma assertiva para conseguires, junto com a tua equipa, atingir com sucesso os objetivos da empresa.

Diz-me o que achaste deste artigo. Partilha comigo as tuas opiniões sobre este assunto.

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