Como motivar e promover a proatividade na sua empresa?

19:12

Motivar e fomentar o espírito de iniciativa e estimular a proatividade nas empresas não é tarefa fácil. Logo à partida devido às equipas multidisciplinares e às diferentes perspetivas e expectativas que as pessoas têm em relação às suas carreiras profissionais. No entanto, e dada a necessidade crescente que as empresas têm de atingir e conquistar resultados, que as coloque em posições estratégicas cada vez melhores, num mundo que é cada vez mais global e competitivo, fatores como a motivação, proatividade ou espírito de iniciativa têm um impacto direto e fundamental na própria produtividade da equipa.


O busílis da questão coloca-se no “COMO” motivar e dotar a equipa de competências que as faça ter presente este espírito de iniciativa e proatividade? Sabendo que as pessoas representam o ambiente organizacional de uma empresa é imperativo investir no capital humano, através de estratégias efetivas de alavancagem das equipas que permita às empresas destacarem-se nos diferentes mercados mantendo-se competitivas e lucrativas. 

A proatividade deve ser encarada como uma vantagem competitiva para o crescimento quer do profissional quer de toda a equipa. Lembra-te que numa organização, ainda que estejas a trabalhar sozinho num gabinete, não estás a desenvolver um trabalho individualista, mas para um todo e para o sucesso de toda a organização. As tuas competências ganham uma relevância maior se o trabalho que estás a desenvolver afeta o desempenho de toda uma equipa de trabalho. Daí que as características de personalidade dos proativos, tais como terem a capacidade de encontrar soluções para as adversidades, procurarem novos desafios, alocarem as tarefas que desenvolvem a resultados e comprometerem-se em atingi-los, faz com que desenvolvam as suas tarefas com confiança, motivação, foco e entusiasmo, envolvendo e engajando as pessoas do resto da equipa.

E porque não somos todos iguais, há pessoas que por natureza possuem estas características, há outras que precisam de desenvolvê-las. Se este é o teu caso, há algumas dicas que te posso dar para desenvolveres esta competência. Logo à partida começa por dares o exemplo: Uma pessoa proactiva faz com que os outros queiram também ser proativos. Principalmente se o exemplo vier da chefia ou líder da equipa. Atitudes de confiança, motivação, foco no resultado e comprometimento, o incentivo de toda a equipa na procura de novas soluções para problemas e respetivo reconhecimento, e até mesmo premiar aqueles colaboradores que mais contribuem para melhorar a performance e sucesso da empresa, são formas de cultivar a proatividade. Outra forma de motivar a equipa é procurar novas técnicas e conhecimentos que possam melhorar a performance da equipa. E uma das melhores formas de começar será mesmo através do coaching, já que esta é uma disciplina que desenvolve o autoconhecimento, e quanto melhor a tua equipa se conhecer e conhecer as suas potencialidades maior partido conseguirá tirar das suas competências, otimizando ao máximo o potencial de cada profissional, expandindo o sucesso da tua equipa.

Gostaste deste artigo? Partilha comigo a tua opinião.

YOU WILL LIKE THESE HOW TO'S

0 comentários

Contact Us

Nome

Email *

Mensagem *