Um Chefe Inteligente será um Bom Chefe?

09:26



Sabem que o tema da liderança nas empresas é algo que me interessa bastante, principalmente porque tem a ver com o comportamento humano, e este é sem dúvida o tópico que mais me fascina: o comportamento nas questões de chefia e liderança.
E a propósito de chefia eliderança, li num livro com um título muito sugestivo - “Como trabalhar para umidiota”- esta frase que faz com que tantos e tantos pensamentos sobre ações e atitudes que presencio quase diariamente, fluam nos meus pensamentos.

“A inteligência em mãos certas torna eficiente um chefe bom. A estupidez em mãos erradas transformará uma organização, antes eficiente, num circo. Bons chefes sabem que a integridade no décimo andar depende da integridade dos nove andares abaixo.”

Efetivamente inteligência não é sinónimo de eficiência, produtividade e/ou boa gestão. Podemos ser, ou desenvolver competências para uma determinada área, e ser grandes conhecedores dessa matéria, desenvolver uma carreira profissional em determinada área, podemos até mesmo tornarmo-nos cientistas famosos, investigadores de grande gabarito, potenciais ganhadores do próximo prémio nobel da ciência aeronáutica, que tal não faz de nós detentores de inteligências múltiplas e muitas vezes somos até muito pouco conhecedores do que são as verdadeiras relações humanas e como estas funcionam. Quero com isto dizer que quando se trata de seres humanos as conclusões nem sempre são lineares, e na gestão de empresas muitas vezes verifica-se que os seus gestores e chefias intermédias são pessoas com skills e know how elevadíssimos na área de competência técnica do core business da empresa, mas a parte da questão da competência humana e gestão dos recursos humanos ficam muito aquém das expectativas. E atenção que nem sequer estou aqui a colocar em questão algum tipo de falta de integridade ou ética profissional. Por vezes trata-se apenas de pequenas questões de sensibilidade relacional para fazer com que toda uma equipa esteja motivada e produza o dobro do que fará se não o estiver.



“A educação é, provavelmente, um desperdício numa pessoa obtusa demais para perceber que a saúde e o bem-estar global dependem da saúde e bem-estar de suas partes componentes… Um bom chefe demonstra de forma consistente inteligência, carácter e bom senso.“

Na minha opinião, por vezes a demonstração de uma inteligência consistente passa por reconhecer essa falta de competência ou falta de inteligência emocional para lidar com questões do foro das relações humanas. E neste caso estamos a falar apenas de Chefes, porque num bom Líder estas competências são inatas. Um bom chefe, ou melhor dizendo, um chefe inteligente, deve ter a capacidade de reconhecer que apesar do seu imenso e inquestionável valor técnico, lhe falta essa competência humana, e rodear-se, educar-se e cultivar-se nesta área. Caso contrário, não se trata de um chefe inteligente mas sim de um chefe parvo, que irá tornar miserável a vida das pessoas que chefia sem tirar nenhum real proveito, seja esse valor de que natureza for, da sua equipa. Este chefe não há nada como saber para o que estamos a trabalhar, qual é o objetivo e qual é o caminho que estamos a percorrer. E deixa-me partilhar um segredo contigo: um chefe parvo no trabalho também é parvo em casa. Enfim, infelizmente é o que se vê mais nos dias de hoje!

E a propósito de chefes parvos, já te estou a ver a visualizar uma determinada pessoa, e até aposto que já estás a imitá-la com aquela vozinha sarcástica… é verdade, também me acontece. É inevitável! Como é que sobrevivemos a um chefe parvo?! Aquele que acha que é Líder e anda a apregoá-lo aos sete ventos?! Ou aquele chefe parvo que diz: fazes assim porque eu estou a mandar?!!!




Queres saber, não é?! Fica atento ao blog, pois vou explicar-te tudo. Tim-tim por tim-tim em breve!

YOU WILL LIKE THESE HOW TO'S

0 comentários

Contact Us

Nome

Email *

Mensagem *